2013
Wednesday
December
04

Tavira (P)- A dieta mediterrânica é um património aberto e em expansão

Tavira

Não foram precisos mais de dois minutos para Portugal se ver novamente registado na lista de património da UNESCO, numa decisão tomada na 8.ª sessão do comité intergovernamental da organização que decorre em Baku, Azerbaijão, até ao próximo sábado.

Sem discussão e sem objecções, e com o presidente da mesa a realçar que ninguém se opunha à classificação, "até porque todos gostam desta comida", Portugal viu consagrada a candidatura conjunta com a Croácia e Chipre, mas também com Espanha, Marrocos, Itália e Grécia – estes últimos quatro países tinham já os seus nomes e a sua dieta mediterrânica inscritos nos bens patrimoniais da UNESCO desde 2010, mas associaram-se agora aos outros três numa candidatura renovada e mais abrangente e que foi liderada pela Câmara Municipal de Tavira.

A decisão foi tomada a meio da tarde na capital do Azerbaijão (eram cerca de 13h30 em Portugal), logo na primeira das duas sessões reservadas para a avaliação das três dezenas de candidaturas a esta categoria que tinham sido aceites pelo comité da UNESCO (de uma lista inicial de seis dezenas). E se a expectativa da delegação portuguesa, chefiada pelo presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, era a mais optimista, o adiamento da inscrição da Escola de Equitação de Viena, e as dificuldades sentidas pelo Brasil na classificação da Romaria de Nossa Senhora da Nazaré, em Belém do Pará, terão criado algum suspense.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira
Poucos minutos após a decisão do comité, Jorge Botelho classificava-a, em declarações ao PÚBLICO, como "uma vitória para a comunidade de Tavira, mas também para o Algarve e para todo o país". O autarca realçava, no entanto, que não era "só a gastronomia, mas todo o património da região que fica a ganhar", já que a segunda inscrição de Portugal na lista do património imaterial – dois anos depois do fado – constitui uma nova oportunidade para a afirmação da cultura do país e a sua inscrição na bacia do Mediterrâneo.