2013
Friday
September
13

Cooperativa de recicláveis de campinas passa por. Mudanças com apoio de programa internacional

No próximo sábado, dia 14 de setembro, a Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antonio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas, irá comemorar a remodelação de suas instalações. A Cooperativa passou por uma completa reformulação do espaço físico e de seu processo de gestão no último ano, em função de sua participação no Programa PorAmérica, da RedEAmérica. 

     Neste período, a Cooperativa vivenciou a implantação de uma política de qualidade, a montagem de um novo layout e a capacitação de triadoras para atuar de forma apropriada diante do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Campinas, no âmbito das possibilidades abertas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

      Este é o resultado do projeto “Construindo sonhos através dos recicláveis”, desenvolvido pela Cooperativa e que recebe, desde 2012, apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, como parte do Programa PorAmérica, da RedEAmérica.

 

      A implantação de uma política de qualidade é fruto da série de oficinas ministradas pelo Prof Dr. Robisom Calado, da PUC-Campinas, parceira do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA) e do Instituto Arcor Brasil no apoio ao projeto.

     As oficinas abordaram uma série de temas relacionados diretamente ao processo de qualificação da Cooperativa: Solidariedade, Humanização, Valor da cooperação, Política de Qualidade, Ferramenta 5S, Ferramenta Kaizen, Segurança, Produtividade e Melhoria Contínua.

     Foi utilizada uma metodologia concebida para que os cooperados compreendessem as situações e explicações de forma simples e clara, e que pudessem participar ativamente, apontando desafios e ajudando a identificar melhorias.

      A política de qualidade da Cooperativa “Antônio da Costa Santos” passou a ter estes eixos centrais: Aumento da renda e geração de trabalho; Satisfação dos clientes com materiais bem separados; Aumento da produtividade com segurança e organização; e Melhoria contínua da gestão. O novo layout foi implantado após a reforma de alguns dos espaços físicos da cooperativa.

      Também foi desenvolvido um Programa de Formação de Triadoras, para as cooperadas. Foram oficinas realizadas com apoio do CRCA, do Banco Popular da Mulher e do Instituto Arcor.  O Programa foi dividido em sete módulos, cada um pensado para o aprofundamento da compreensão pelas cooperadas de aspectos essenciais para o exercício de suas atividades. Foram então oferecidos módulos sobre; Cooperativismo; Produção, Saúde e Segurança; Características do plástico e sua “familia” (dois módulos); A “familia-papelão”; A “familia papel-papelão”; e um módulo de avaliação.     Módulos ministrados por profissionais do setor e cooperados de organizações que já lida m com situações semelhantes.

 

      O Programa PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza é uma iniciativa promovida e cofinanciada pela RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Organizações filiadas à RedEAmérica no Brasil apoiam projetos de redução da pobreza, como o da Cooperativa “Antonio da Costa Santos”, financiado pelo Instituto Arcor Brasil.

      Nascida em 2002, a RedEAmérica articula esforços de fundações, institutos e organizações empresariais que estão interessadas em encontrar novas e melhores formas de investir seus recursos no desenvolvimento das comunidades onde atuam. Hoje a Rede conta com 70 organizações de origem empresarial que fazem investimento social privado em 12 países da América Latina. 

     O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolit anas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.   

 

Mais informações:

 

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br  

 

José Pedro Soares Martins – Assessoria de Comunicação

 

(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br